Bete Calligaris:
Um Tom do Zé

Um Tom do Zé

DB 0109

Clique na imagem para comprar o CD

 

É com uma justa, justíssima homenagem ao tropicalista Tom Zé que a cantora Bete Calligaris volta à cena nacional para lançar seu segundo CD. Um tom do Zé promete surpreender até fãs de carteirinha do compositor baiano, que ajudou Caetano, Gal e Gil a quebrarem paradigmas e escreverem a história do tropicalismo. Diferente dos companheiros de "movimento", Tom Zé ficou esquecido por longos anos, sendo redescoberto, no fim da década de 80, por David Byrne, líder dos Talking Heads, que levou o baiano para o exterior. De lá pra cá, ele veio conquistando seu lugar de direito, dentro e fora do Brasil. 

Mas o Tom Zé, que Bete está trazendo à tona é ainda muito pouco conhecido do público em geral. Reconhecido por suas loucuras e inovações musicais, o Tom Zé que surge neste trabalho, pela voz afinadíssima de Bete Calligaris, é romântico, refinado e poético, muito poético. 

As canções românticas do cantor e compositor são resgatadas, dentro de um estilo harmônico e orquestrado, pela produção musical de Jorge Brennand Jr. e arranjos do maestro Álvaro Seabra. Um tom do Zé tem 12 faixas. Em "Ui".(Você Inventa), com arranjo de Celso Fonseca, Bete conta com a participação do próprio Tom Zé. O CD tem ainda arranjo de Tulio Mourão, que também entra com piano, na música "Valsar". A direção vocal e arranjos vocais são de Ju Cassou. O coral Harte Vocal participou das faixas: "Solidão" e "O riso e a faca". 

Parece que não foi por acaso que os caminhos desta paulista de Rio Claro e deste baiano de Irará se encontraram. Coincidências à parte: os dois são librianos, Bete de 02 e Tom Zé de 11 de outubro; são praticantes de Tai Chi Chuan (claro, que tiveram o mesmo mestre, Liu Pai Lin); ambos são estrangeiros nas cidades em que moram: ele baiano, vive em SP, ela paulista, vive no Rio _, se conheceram quando Bete ainda era executiva de marketing cultural da IBM e Tom Zé participou do projeto IBM Encontro Marcado com a Arte. Foi paixão à primeira vista. "Com esse disco, resolvi declarar o meu amor pela grande pessoa que é o Tom Zé", derrete-se Bete. 

Em Um tom do Zé, Bete é acompanhada por Edson Barbosa - violão, bandolim, percussão e arranjos; Ju Cassou - teclados e clarinete; Fernando Pereira, percussão e Fábio Lessa, contrabaixo e percussão.

 

Escute Trechos em RealPlayer :
Mais sobre a cantora no MPBNet:
Bete Calligaris
 Lançamentos | Catálogo | Discos e Artistas | Contato | Home Page
© 2005-2008 - Dabliú Discos
Av. Cidade Jardim, 427 - Cj. 121
Jardim Europa São Paulo - SP
CEP: 01453-000
TelFax: (11) 3079-1843